sábado, 8 de maio de 2010

Brasileirão: Equilíbrio traduzido por números

Por Renato Senna

No último Campeonato Brasileiro o equilíbrio ficou marcado não apenas na briga pelo título. Além de quatro times terem chegado à última rodada ainda com chances de serem campeões, a diferença entre o Flamengo, campeão, para o Coritiba, primeiro time na zona de rebaixamento, foi de apenas 22 pontos.

Na Liga Espanhola,por exemplo, a vantagem do Real Madrid, segundo colocado, sobre o Valencia, terceiro, é de 24 pontos. Outra diferença gritante está no aproveitamento dos líderes: 59% do Flamengo contra 86% do Barça.

Mais um fator que contribui para o equilíbrio do Brasileirão é o fato de, no final do campeonato, apenas três clubes não estarem classificados para nenhuma competição nem estarem rebaixados. Há quatro vagas abertas na Libertadores, oito para a Sulamericana e quatro times são rebaixados para a Série B. Nas últimas rodadas, as brigas pelas classificações ou contra o rebaixamento aumentam. Ainda mais agora que a Sulamericana vai dar uma vaga na Libertadores, os times vão dar mais importância à competição continental do segundo semestre.

Por esses motivos, diz-se que o Campeonato Brasileiro é o nacional mais disputado do mundo. Além de praticamente não haver times pequenos na disputa, o nível é bastante equilibrado. Assim, pequenos detalhes podem mudar os rumos da competição. E os números podem representar uma tradução fiel do que realmente pode decidir um campeonato. No final das contas, um gol marcado ou um gol perdido pode fazer toda a diferença.

Um comentário:

  1. Olá conheci hj o site de vcs hj, bem legal, estou postando pois não concordei com o Renato quando ele disse que quase não temos times pequenos na competição, na verdade eu acho o brasileiro até inchado de mais, times como os que subiram o ano passado não fazem a menor falta na competição. Acredito que 16 times seria ideal, assim a disputa na zona do rebaixamento seria muito mais interessante. Não teríamos de jogar com times sem nenhuma tradição no futebol como atletico de goias ou gremio prudente ou barueri (sempre confundo).
    Mass uma coisa é fato não temos tanta grana como na europa mais campeonato igual não existe o ingles talvez seja tão disputado, mas o brasileirão ainda é tecnicamente melhor, além do que quem leva graça ao futebol europeu é o brasileiro.

    ResponderExcluir