segunda-feira, 7 de junho de 2010

Para o bem ou para o mal, parada da Copa pode representar mudança de rumo no Brasileirão. Como em 2006

A parada no Brasileirão para a Copa do Mundo não veio em boa hora para Clubes como Corinthians e Ceará, que lideram a Competição e vivem excelente fase. Já na parte de baixo, o Vasco e os Atléticos de Goiás, Paraná e Minas não viam a hora de terminar essa primeira parte do Campeonato Brasileiro.

Embora a situação hoje esteja boa para alguns e péssima para outros, a longa pausa durante a Copa é motivo de esperança para os times da zona de rebaixamento e preocupação para os líderes do Brasileirão. E não é por menos:

2006:

No ano da Copa da Alemanha a campanha impressionante ficou por conta do São Paulo. Embora antes do Mundial já estivesse bem posicionado na tabela (em 3º, com 20 pontos em 10 jogos), o desempenho do Tricolor após a Copa garantiu com sobras o título: se nos 10 primeiros o São Paulo havia vencido 6 e perdido 2, nos outros 28 jogos o time perdeu apenas mais 2 jogos e ainda venceu 16 partidas. O Internacional manteve sua posição, já Cruzeiro e Fluminense entraram em queda livre: os mineiros cairam da 1ª posição para a 9ª e os cariocas, do 4º lugar, na Zona da Libertadores, para o 15º, próximo a Zona de Rebaixamento.

Por falar no chamado Z4, Fortaleza e Santa Cruz confirmaram a péssima campanha antes da Copa, não reagiram e acabaram caindo. Já os rivais Corinthians e Palmeiras, ressuscitaram e conseguiram sobreviver. Os alvi-verdes permaneceram na 1ª Divisão no sufoco, com a 16ª colocação. Já os alvinegros conseguiram chegar em 10º lugar.

Antes da Copa:

1º - Cruzeiro - 21 Pontos
2º - Internacional - 21 Pontos
3º - São Paulo - 20 Pontos
4º - Fluminense - 19 Pontos

17º - Fortaleza - 10 Pontos
18º - Corinthians - 9 Pontos
19º - Palmeiras - 4 Pontos
20º - Santa Cruz - 3 Pontos

Ao fim do Campeonato:

1º - São Paulo - 78 Pontos
2º - Internacional - 69 Pontos
3º - Grêmio - 67 Pontos
4º - Santos - 64 Pontos

17º - Ponte Preta - 39 Pontos
18º - Fortaleza - 38 Pontos
19º - São Caetano - 36 Pontos
20º - Santa Cruz - 28 Pontos

Os exemplos de 2006 parecem vir bem a calhar para uma dupla de cariocas: Fluminense e Vasco. O tricolor ocupa a 3ª posição, mas há 4 anos ocupava a 4ª nesta mesma época e acabou lutando para não cair. Por outro lado, os cruzmaltinos estavam em 14ª e, ao final da competição, chegaram em 6º e só não alcançaram vaga na Pré-Libertadores por 1 ponto de diferença. Embora situação na tabela seja bem pior, a coincidência que traz esperança  é que o time de 2006 também não era dos melhores e alcançou classificação surpreendente.

5 comentários:

  1. Espero que mude para o Vasco, meeeeu Deus...

    ResponderExcluir
  2. Espero que mude para o Inter*, meeeeu Deus... [2]

    ResponderExcluir
  3. legal seu blog, coloquei o seu link como parceiro, se vo acha interessante coloca o meu como parceiro.
    www.blogdotorcedor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Só pra avisar, começa hoje o bolão do campeonato brasileiro, viu???
    Valendo uma camiseta oficial do teu time, ou do time que tu preferir!!! Esperamos tua participação!!!
    BEijoooo (Gabriela)

    ResponderExcluir
  5. Hi, I came across your site and wasn’t able to get an email address to contact you about some broken links on your site. Please email me back and I would be happy to point them out to you.

    Thanks!

    Frank
    frank641w@gmail.com

    ResponderExcluir